"Blackbook" | Review

23:28


"Vocês não sabem - nem têm de saber - mas nos últimos anos tenho vindo a dizer ao Rui para mudar de registo. Para fazer outro tipo de humor, mais próprio, menos negro, mais baunilha. O meu interesse é egoísta: que me chateiem menos a respeito do Rui, que a ERC nos processe menos vezes, que tudo seja mais mansinho"

É exactamente assim que começa o prefácio de Pedro Boucherie Mendes no Blackbook, o livro do Rui Sinel de Cordes que a Chiado Editora teve a gentileza de me enviar. Já o li de uma ponta à outra e devo dizer que, se habitualmente até me encolho com as piadas do Rui, com este livro chorei até às lágrimas...de tanto rir. À medida que ia lendo, ia contando algumas das piadas ao Gui, que por sua vez acompanhava o meu riso e às tantas já éramos dois malucos, cada um a rir para um lado. 

Escolhi este livro porque habitualmente nem gosto muito de algumas piadas que o Rui Sinel de Cordes cria, especialmente quando goza com doenças sérias. E não é por ser picuinhas ou mémémé, é porque fico triste que haja quem tenha a infelicidade de passar por essas situações e custa-me vê-los ser gozados, porque já chega bem a condição em que estão.
O Gui, por exemplo, já não é tanto assim. Encolhe-se com as piadas mais negras do Rui, mas consegue olhar para elas como isso mesmo: piadas. Eu, embora saiba que é apenas humor, já prefiro simplesmente nem ouvir porque, embora muitas das coisas estejam acertadas, outras fazem-me impressão.

Por isso mesmo, escolhi um livro dele, por mais paradoxo que isto soe. Só lendo um livro do Rui poderia "desmistificar" a coisa e aconselhá-lo ou não a alguém que, como eu, nem aprecie muito humor negro. Devo dizer que adorei, adorei, adorei. Algumas piadas estão simplesmente geniais e aconselho a leitura deste livro a toda a gente que tenha sentido de humor. Até porque, como o próprio Rui escreve na nota do autor, "se compraram um livro de piadas e se ofenderam com alguma delas, saibam desde já que vos considero estúpidos".


Primeiro que tudo, observem a fofura que é a minha foto com o Gui no fundo do meu notebook.
Passando essa parte à frente, continuemos então com a review.

Abri o livro para vos mostrar que não é algo chato e enfadonho de se ler. É um livro horizontal que reúne algumas das publicações mais engraçadas que o Rui tem feito na sua página do Facebook desde 2009. Os capítulos estão separados por anos e as ilustrações foram obra dele, mas estão divinais (não em termos de talento para o desenho, mas porque têm piada). O livro lê-se mesmo muito bem e é uma agradável companhia para uma tarde de praia ou piscina. Selo de aprovação do Caderno de Pensamentos!

Para vos motivar ainda mais, vou deixar-vos com algumas das passagens que achei mais engraçadas no livro. Riam-se comigo:




E é isso!
Se quiserem comprar o livro ou encontrar mais informações, podem fazê-lo no site da Chiado Editora.
Beijinhos e não se estraguem.
Até amanhã!

Lê também

2 comentários

  1. Não sei porquê mas nunca gostei do humor do Rui (é o dele e o do NIlton)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na minha opinião o Nilton simplesmente não tem piada x)
      O Rui tem, só que lá está, às vezes ultrapassa um bocadinho a linha do aceitável. Enfim, é humor negro e eu confesso que não sei apreciá-lo mas há quem saiba.

      Eliminar

Obrigada pelo teu comentário!