5 coisas que aprendi com a Disney

18:40

A Disney, com certeza, não fica indiferente a ninguém. Falar na Disney lembra inevitavelmente as colecções de cassetes de vídeo, as manhãs a acordar antes de toda a gente, o cheiro a leite com chocolate para o pequeno almoço, a nossa mãe com menos 15 anos em cima, as tardes de Outono depois da escola, as maratonas de clássicos com a(o) amiga(o) que morava na porta ao lado...Mas o mais curioso de se fazer é, mais de uma década depois, rever os filmes da Disney que víamos com 6, 7, 8 anos. Porquê? Porque há determinadas mensagens que na altura pareciam banais e que agora, com mais maturidade e vivência, percebemos que foram importantes lições de vida.
Por isso, em tom de homenagem à infância que um dia vivemos, aqui ficam 5 coisas que aprendi com os clássicos da Disney.


1) OLHAR PARA LÁ DO QUE SE VÊ
Uma das emblemáticas frases do Rei Leão é precisamente esta. Olhar para lá do que se vê. No filme, a expressão é ilustrada pela capacidade de ver o bosque, e depois a montanha, e depois uma árvore lá ao fundo, mas com o passar dos anos percebemos que havia mais aqui do que uma simples capacidade visual. Olhar para lá do que se vê é ter a capacidade de não ficar pelo que parece. Às vezes, as pessoas são mais do que mostram, sentem mais do que dizem, e as situações não são tão lineares como nos podem parecer à primeira vista. Apesar das dificuldades, temos que saber olhar mais além e encontrar uma forma de dar a volta à situação, sabendo ver para lá do que está à vista.

2) É INEVITÁVEL CRESCER, MAS CABE A NÓS MANTER VIVA A CRIANÇA DENTRO DE NÓS
No filme do Peter Pan, o drama maior é o de crescer e deixar de ser criança. Drama esse que todos nós vamos vivendo (eu, por exemplo, estou aterrada com a ideia de fazer 24 anos e de o tempo estar a passar tão depressa). No entanto, envelhecer pode ser apenas uma coisa física. Cabe a nós manter a juventude viva e encarar a vida com a mesma alegria e capacidade de sonhar que tínhamos antes.

3) ATÉ AS PESSOAS MAIS FRIAS PRECISAM DE ALGUÉM QUE AS AME
A Bela e o Monstro. Primeiramente o monstro revela-se difícil de lidar, frio, arrogante, sem sentimentos. Mas a Bela, com a sua paciência e doçura, tem a capacidade de aquecer-lhe o coração e ele torna-se bastante carinhoso, transformando-se num Príncipe no final como metáfora não só ao facto de ser agora uma pessoa doce, como também passando a mensagem de que, com amor, somos todos maravilhosos e lindos aos olhos de quem nos quer bem.

4) A VIDA NÃO DEVE SER LEVADA TÃO A SÉRIO
Também no Rei Leão existe a conhecida filosofia de Hakuna Matata. Sem preocupações. Obviamente que a vida nos traz responsabilidades e problemas, mas devemos sempre saber separar as coisas e chegar ao fim do dia sem pesos na consciência. Saber sorrir, saber encontrar diversão noutros lugares, saber relativizar.

5) NADA ACABA POR PERDERMOS UM GRANDE AMOR
Uma das coisas que costuma acontecer nos clássicos da Disney é aquela ideia de que a princesa conhece o príncipe, apaixona-se e ficam felizes para sempre. Mas a vida não é assim. Conhecemos vários príncipes e princesas ao longo da vida e nem sempre corre bem. Mas a Pocahontas, de forma fantástica, tem a parte II da história. O John Smith foi uma relação que acabou, um amor que se perdeu, mas logo aparece um príncipe que se apaixona por ela e cujo sentimento ela retribui. Vivem felizes para sempre, e a Pocahontas não ficou sozinha só porque o que tinha com o John Smith não resultou.



E vocês? Quais as grandes lições que retiram destes clássicos? E quais os vossos favoritos?
Contem-me tudo e não se esqueçam de me seguir nas redes sociais! Mais uma vez, quero salientar que mesmo durante esta ausência tenho feito um esforço por seguir toda a gente de volta, pelo menos no Twitter e no Instagram, mas às vezes perco-me (especialmente no Facebook e no Youtube!). Portanto, se me seguirem podem avisar aqui nos comentários ou por mensagem, para que eu possa mais facilmente seguir-vos de volta e acompanhar-vos nas redes sociais! :)


Este post vem no seguimento de uma Blogagem Coletiva do grupo Blogueiros Geeks.


Lê também

6 comentários

  1. Por muito educativos que os filmes sejam, tambem nos enganam um bocado, criam-nos expectativas, sobre varios assuntos, que é tudo florzinhas e tal mas na verdade não é bem assim.

    ResponderEliminar
  2. Eu gosto muito da Disney, que gosto... Mas nunca fui de ver clássicos... Acreditas que nunca vi o rei leão? :P
    Sou mais de mickey e minnie, de pinóquio e coisas dessas xD

    ResponderEliminar
  3. cada filme da disney tem uma mensagem a reter :)

    ResponderEliminar
  4. GOSTEI DO SEU BLOG E TENHO UM ARTIGO PARA VOCÊ

    Olá Tudo Bem? Primeiro! Quero me apresentar sou a Professora Rosimeire F. Oliveira
    A minha especialidade é falar sobre Saúde, Bem Estar e Emagrecimento.

    Escrevo atualmente para o Beleza Blog (beleza.blog.br).
    Achei muito interessante o seu blog, gostaria de contribuir com um artigo de minha autoria,
    o texto é totalmente gratuito e o assunto é mais relacionado ao seu blog.

    Será um artigo atraente e atualmente muito buscado pelo público.

    Para divulgação do meu trabalho o que necessito é um link dentro do artigo.
    Se você aceitar publicar o artigo eu divulgo (grátis) na nossa rede que soma mais de 2 milhões de visualizações.

    Entre em contato comigo por e-mail prof.rosioliveira@gmail.com

    Me solicite um artigo para avaliação e um plano de divulgação.

    Gostaria de fazer parte do seu blog através desse artigo!

    Aguardo sua resposta e estou a sua disposição! Atenciosamente,
    Professora Rosi Feliciano Oliveira

    ResponderEliminar
  5. Este post está fantástico, concordo com tudo o que disseste e está mesmo na altura de voltar a ver esses filmes! :D
    Feliz Natal, com tudo de bom!
    Beijinhos <3
    www.onegirlinthebookstore.blogspot.pt

    ResponderEliminar

Obrigada pelo teu comentário!