A Morte é Uma Serial Killer

14:00



Embora ambos tenhamos lido o livro, decidimos que o post seria escrito por mim. Recebemos o A Morte é Uma Serial Killer por correio, como oferta da autora, Valentina Silva Ferreira. Ainda antes de o termos nas mãos, demos uma vista de olhos pela página do Facebook da mesma e rapidamente nos entusiasmámos porque os temas dos livros são mesmo o que gostamos de ler!


A abordagem da Valentina foi absolutamente simpática logo desde o início. Ela contactou-me via email, mas rapidamente nos adicionámos mutuamente no Facebook e fomos conversando. A Valentina mostrou-se sempre generosa e muito simpática, pelo que não foi de admirar o pequeno miminho que nos deu, a par com o próprio livro. Nesta dedicatória, escrita e assinada pela própria, pode ler-se: "Para a Joana e Guilherme, com um grande beijinho e voto de muitas felicidades :)". Obviamente que isto não interfere minimamente com a minha opinião acerca do livro, mas foi um gesto tão querido que não pude deixar de fotografar, comentar e partilhar convosco! :)


Embora seja um livro pequeno (é edição de bolso), eu e o Gui fomos lendo aos poucos e comentando a história como se estivéssemos a ver episódios de alguma série. A maneira de escrever da Valentina é perfeitamente acessível, nada de termos muito complicados ou técnicos e, quando os há, existe uma pequena nota no fim da página a explicar do que se trata. Não é difícil ler o livro, nem pelo seu tamanho, nem pela linguagem utilizada, e nem tão pouco por ser maçador. A história é cativante do início ao fim, embora um pouco forte em certos pontos (se bem que é precisamente esse toque macabro que me agrada na narrativa!).
É importante salientar que em termos visuais o livro está absolutamente maravilhoso. Houve um excelente trabalho com o aspecto, quer da capa, quer das páginas. O papel é de imensa qualidade e existem pormenores visuais bem pensados e muito bonitos. Acho que é o único livro que tenho tão cuidadosamente pensado a nível visual.


O ponto principal da história é um tratamento inovador que será aplicado em assassinos em série (sendo que alguns, para além de matar, cometem outro tipo de atrocidades). Ora, sendo eu uma mulher das Psicologias, este livro vem bem a calhar. Nota-se imensa pesquisa por parte da autora, além de o livro ter o prefácio escrito por um Psicólogo Clínico. Houve uma fantástica escolha de tema e uma interessantíssima abordagem ao universo negro da psicopatia e desvios de carácter.

A narrativa passa-se em 2057 e começa com uma apresentação de cinco assassinos em série, todos eles destinados ao citado tratamento inovador. Nesta primeira parte, conhecemos as suas histórias, os seus crimes, as atrocidades que fizeram e de que foram alvo (todos eles tiveram um ponto de partida para o mundo do crime, começando com algum crime ou maus tratos por parte de outros). É também nesta primeira parte que se explica qual a finalidade do tratamento a que serão expostos e como este funcionará.
Nesta parte da narrativa, existiu um pequeno pormenor que me causou alguma confusão por não me parecer ter muito sentido. A autora refere que, na cadeia onde estão os cinco assassinos, até podem aceitar que alguém ali tenha assassinado crianças, só não aceitam pedofilia. Este pequeno aspecto deixou-me a pensar e repensar no assunto, e continuo a achar que não tem lógica, já que a questão da não aceitação da pedofilia deveria ser a existência de um crime hediondo contra uma criança. Logo, o próprio infanticídio deveria ser igualmente mal visto entre os prisioneiros.


O facto de a narrativa ter lugar num Hospital Psiquiátrico torna tudo ainda mais macabro e, por isso mesmo, mais genial e interessante. As descrições estão muito bem feitas e diria até que são um dos pontos fortes da Valentina. Embora a autora seja portuguesa, esta publicação foi feita no Brasil e, apesar de a editora ser brasileira, é de louvar que tenha mantido algumas expressões portuguesas como "papo-seco", por exemplo, o que transmite familiaridade aos leitores portugueses e uma transmissão da nossa cultura aos leitores brasileiros.

A história vai oscilando de personagem para personagem, e de momento para momento. Nalguns momentos torna-se confusa mas, à medida que vamos lendo, percebemos quem está na acção no momento e entendemos também que todas as histórias estão ligadas entre si, mesmo aquelas que parecem ter saído do nada sem qualquer conexão ao resto. É o caso da história de um casal que aparece mais ou menos a meio do livro e que, de início, parece estar fora de contexto mas, mais tarde, se une ao resto da narrativa com um puzzle perfeito.


Pegando agora nos pontos negativos, julgo que a história deveria ter sido melhor desenvolvida. Conseguimos conhecer ao pormenor cada um dos assassinos, mas existem várias pontas soltas e algumas personagens secundárias que mal ganham cor aos nossos olhos pelo simples facto de não existir grande foco nelas. Há momentos em que tudo parece acontecer demasiado depressa, e até a questão do próprio tratamento se torna confusa, já que chegamos ao fim do livro sem perceber muito bem ao certo de que tipo de tratamento se tratava.
O final, a meu ver, foi genial. Ainda assim, demasiado repentino. A história dos assassinos foi tão cuidadosamente bem desenvolvida, que ver o final chegar tão rapidamente sem antevisão ou foco nesses momentos deixou-me um pouco desiludida. Embora tenha percebido o final e qual a intenção da autora, sinto que a história foi deixada um pouco ao abandono nesta parte. De qualquer modo, já li algumas observações online da parte da autora a explicar que este final terá a sua continuação num outro livro, algo que também é referido na última página de A Morte é Uma Serial Killer.


Li e aprovo! Estou ansiosa por ler mais livros de Valentina Silva Ferreira porque adorei a sua forma de escrever, as suas descrições, a sua originalidade e incrível imaginação! Devo avisar os possíveis leitores que o A Morte é Uma Serial Killer é bastante descritivo, inclusivamente nos momentos mais macabros. Se são sensíveis a alguns temas, como pedofilia, violações, espancamentos, entre outros, talvez não seja a publicação ideal para lerem. Por outro lado, se, como nós, gostam de explorar os lados negros da mente humana, este é o vosso livro! Trata-se de uma publicação muito fácil de ler, óptima para levar na bolsa e passar uma tarde na praia ou numa esplanada. Totalmente aprovado! :)


Deixo-vos agora com a linkagem do post, incluindo os links referentes ao livro e à autora. Beijinhos a todos!

Facebook Blog | Twitter | Youtube | Instagram | Tumblr | Pinterest | Snapchat: @joanarvrosa

Valentina Silva Ferreira:




Lê também

11 comentários

  1. OMG agora estou com imensa vontade de ler *.*

    ResponderEliminar
  2. Fiquei muito curioso com o livro, parece ser bom. Vou-me informar um pouco mais sobre ele :)

    http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  3. Dizes que é um livro de bolso, mas não especificas que tipo de bolso, há muitos tipos, pequeno, medio, maiorzito, grande, em que ficamos ? :P
    Uma historia passada no futuro, será uma premonição ? :P

    ResponderEliminar
  4. Oi linda, tudo bom?
    Que atenciosa esta autora! Gosto de autores que não complicam na hora de escrever, deixam a leitura muito mais prazerosa!Também não compreendi a parte em que os pedófilos não vão para esta prisão. Por acaso a prisão não é só para assassinos? Editora brasileira? Estou indo procurar! rsrs. Pelo que entendi o ponto negativo é que ficou uma ideia de "quero mais", faltou concluir cada ponto levantado... Quem sabe na continuação ela não conclui tudo! Estou com medo de ler esses detalhes macabros,rsrs.
    Você passou no meu blog e deixou um comentário tão maravilhoso que me levou às lágrimas! Eh bom saber que alguém gosta do que estou fazendo. Muuuito obrigada!!♥ Você perguntou se tinha como se inscrever para receber o alerta de post via e-mail, tem sim! Quando clica para comentar, lá depois do box de comentários você pode escolher entre receber os demais comentários daquele post, ou "Avise-me sobre novas publicações por email", é só escolher esta opção (receber via email). Beijosssss

    P.s.: você canta muito bem! rsrs

    www.myrlenaraquelly.com

    ResponderEliminar
  5. oi Bunita amei sua visita em meu blog sempre que pudeer venho aquei te visitar
    amei esse livro já to loka pra ler <3 ebzossssssss

    ResponderEliminar
  6. Quem me dera ter tempo para ler!! Tenho livros tão bons e tão interessantes em casa para ler e não consigo arranjar mesmo tempo. Pode ser que depois dos exames consiga voltar à rotina :)

    Beijinhos
    Bruna, HAVE AN OPEN HEART

    ResponderEliminar
  7. parece ser interessante :)
    nomeei-te para outra tag :) Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Olha, fiquei curiosa! Vou adicionar à lista de livros que quero ler ;)

    ResponderEliminar
  9. Oi, Joana! Preciso dizer que adorei seu blog, com certeza voltarei (já estou seguindo! :D)
    Tenho um fraco enorme pelo português da terrinha, e tua escrita é impecável. Não conhecia o livro e agora só penso que preciso logo comprar! Hahaha
    Vou entrar em contato contigo para conversarmos mais, li pouco mas já senti que você é uma excelente pessoa.
    Um beijo!

    http://www.overboliberto.blogspot.com

    ResponderEliminar

Obrigada pelo teu comentário!