Casamentos Lda.

16:00


Cada vez há mais divórcios e as estatísticas dizem que as pessoas começaram a optar por juntar-se em vez de casar. Não fico chocada e até tenho uma cabeça muito moderna, mas a mim não me apanham nisso. Chamem-me retrógrada se quiserem, mas independentemente de quantos anos ainda vou passar (e morar!) com o Gui, a ideia de casamento está bem assente na minha cabeça (e na dele, felizmente).
Para já, li qualquer coisa sobre um estudo que prova que a saúde mental das pessoas casadas melhora bastante, mas obviamente que as minhas razões não incluem tal coisa. Na verdade, confesso que não tenho propriamente um argumento para vos dar, e dizer que a cerimónia me parece muito bonita soa ligeiramente fútil. Mas a verdade é que quero dar mais um passo, posteriormente. Quero celebrar o dia em que deixámos de ser um casal de namorados para passarmos a ser um casal de namorados que está casado. Quero escolher um vestido bonito, ir ter com ele à Igreja, ver o meu pai fazer a "passagem do testemunho". E vendo bem, tem lógica dar uma festa! Afinal de contas, o dia do nosso casamento vai dizer em silêncio "Hey, people! Conseguimos!", vai ser uma troca de votos perante toda a nossa família e amigos.

A questão é que a sociedade hoje em dia está tão podre, que as pessoas casam porque sim. Ou porque são crianças grandes a brincar aos contos de fadas que nem sequer pensaram realmente no que implica o casamento, ou porque ela está grávida, ou por pressão da família, ou porque estão fartos de ser solteiros e querem passar para o clube dos casados...enfim, o que não falta são razões estúpidas que levam as pessoas a casar, sem perceberem que não se trata de um assunto que pode ser pensado levianamente, mas sim um compromisso para a vida com a outra pessoa. Obviamente que se a coisa não resulta mesmo, temos sempre o divórcio. Mas de que adianta casar quando já vamos com a ideia de que não faz mal se for um erro, porque o divórcio existe? Não se condena à partida uma relação quando se vai para o casamento sem certezas, preparação ou vontade de permanecer nele?
Amigos, casar é acreditar no felizes para sempre. É querer estar ali toda a vida, sem mais ninguém. É planear uma família, uma vida em conjunto. É lutar pela outra pessoa todos os dias. E não faz sentido de outra maneira.

Lê também

4 comentários

  1. Ai, é que sem tirar nem pôr! Por estes lados pensa-se no mesmo: casar está nos planos, para marcar "o próximo passo", ainda que só possa ser daqui a uns bons anos - até porque, diga-se de passagem, ainda somos (principalmente eu) muito novinhos. E porque também acreditamos que vamos ser felizes para sempre! ahaha

    ResponderEliminar
  2. A sociedade hoje em dia está toda virada do avesso, infelizmente grande parte das mentes de hoje não pensam num matrimônio, é só pessoas a viver juntas para ver o que dá.
    Eu cá sou um Old Fashion nesse tipo de coisas, quero casar um dia, não alinho nessas, chamemos-lhes, brincadeiras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. cada um é livre de escolher a "modalidade" que quiser, mas o que me faz realmente confusão são as pessoas que dizem que as relações mudam com o casamento. Se mudam com o casamento, também vão mudar por irem viver juntos, porque o que causa a mudança não é assinarem papéis, é passarem a partilhar a vida toda. Se já vão com essas ideias, sem querer fazer esforço e com a ideia do "se não der, não deu", então não vai dar de certeza

      Eliminar

Obrigada pelo teu comentário!