Review | Walking Dead Season 5

21:54

Gui speaking, após uma longa temporada sem aparecer por terras..."cadernó-pensamentósas" (I'm an idiot)...regresso para falar sobre séries. Uma série, mais precisamente.
E neste caso, é o Walking Dead (porque era difícil perceber pelo cabeçalho).

Se estão a ler este artigo, suponho que sabem perfeitamente no que consiste a série e quais as suas personagens. E se não sabem, deviam saber pois é uma das melhores séries na TV.
Sendo assim, não vou perder tempo a rever matéria dada e vou saltar directamente para a montanha russa emocional que tem sido esta temporada. Claro que devo avisar que vão encontrar pequenos spoilers aqui e ali, mas vou tentar evitar revelar demasiados detalhes.
Vou falar um bocadinho sobre as partes mais relevantes da temporada e evitar parar em cada episódio e pormenor menos importante, a favor de tornar o post o menos entediante possível.

Vamos lá então:
Começando pelo primeiro episódio da temporada, que começou da melhor forma possível, deu para ver que esta temporada não teria o mesmo gosto das anteriores. O primeiro episódio, "No Sanctuary", foi um estrondo, pun intended. A temporada anterior deixou-nos num chamado cliffhanger, quando o grupo se reuniu no que se pensava ser um local seguro, uma comunidade aberta para todos os sobreviventes do apocalipse...só que não.
Este primeiro episódio começa exactamente onde a temporada anterior nos deixou, com o Rick a fazer valer a sua promessa ("They're f*cking with the wrong people") e a misturar muitos momentos de tensão pelo meio.
É aqui que vemos o início da transformação do Rick numa pessoa mais negra e agressiva, muito diferente do Xerife que tentava sempre fazer o mais correcto no início da série, muitas vezes resultando em consequências negativas para ele e para o grupo. Agora, só existe uma ideia na cabeça dele: 
"Matar antes que me matem".



É neste tema que a temporada se baseia. A atitude de Rick como líder do grupo tem sido de preservar a segurança destes, mesmo que isso implique atravessar alguma linhas morais. Um exemplo disso, foi o que se passou durante a storyline dos canibais:
Após a fuga do Terminus, o grupo viu-se caçado pelos antigos habitantes deste refúgio, que tinham um pendor pela carne humana, qual referência ao título da série. Neste caso, se se tratasse do Rick aquando do início da série, provavelmente resultaria num cenário fatal para alguns dos membros do nosso grupo (digo nosso, porque considero que faria parte dele), consequência da falta de acção do líder.
Traduzindo por miúdos: o Rick tinha uma atitude um bocado pussy e agora acordou. E ainda bem que o fez, já que esta temporada tem beneficiado tremendamente em relação a isso. De facto, considero mesmo que esta é a melhor temporada desde a primeira.
Passando dos canibais para o hospital, esta é, na minha opinião, a storyline mais fraca - mas ainda assim, boa - da temporada. Os episódios foram demasiado parados e sinceramente, focaram-se numa personagem pela qual nunca me importei muito: A Beth.



Verdade seja dita, esta storyline era necessária, pois não sabíamos do paradeiro da Beth desde o final da quarta temporada. E embora não tenha sido das melhores histórias da série, deu-nos a conhecer a personagem do Noah, que é mil vezes mais interessante que aquilo que a Beth alguma vez foi.
Mesmo assim, não posso deixar de referir o episódio 8, "Coda", quando esta storyline chega ao fim. Mais uma vez, o Walking Dead mostra que mesmo quando as histórias não são boas, são boas. O mérito é todo dirigido aos actores, que trazem o peso emocional necessário para tornar esta história relevante.



Por fim, chegamos à última e talvez a mais importante storyline de todas: Alexandria.

Quem lê a banda desenhada sabe que esta história é importante pois é o único sítio de descanso que o grupo tem depois da prisão e, se não estou em erro, o sítio onde passam mais tempo durante todo o enredo. Claro está que a BD difere muito da série, mas a ordem das linhas narrativas tem sido a mesma.

Passando ao enredo, vimos o grupo chegar a Alexandria de forma diferente a que estamos habituados.
Cansados, com medo e nervosos, o grupo foi confrontado com a calma e o conforto de Alexandria de uma maneira diferente do que vimos até agora.
Para eles, esta "calma antes da tempestade" não é nada de novo e em virtude do que aconteceu até agora, é normal a apreensão e o medo com que eles vêem esta dádiva caída dos céus.
Mais uma vez, é surpreendente ver a mudança na personalidade de Rick, que agora tenta sempre estar um passo à frente, colocando mesmo em hipótese tomar a cidade à força, se as coisas derem para o torto...

...E como vimos no último episódio, já deram. Pudemos ver a forma como Rick está cada vez mais a caminhar para território perigoso (que lembra até um certo Governador in the making) e os pequenos indícios que um novo grupo de bandidos pode estar a espreita (Os Wolves/Lobos).
Também quero ver no que resultará a pequena cena mostrada no final do primeiro episódio. Sem estragar a surpresa para quem não viu, uma certa personagem conhecida reaparece e dirige-se para o mesmo local que os protagonistas. Mas até agora, nem vê-lo.


(É desta cena que estou a falar)

O próximo episódio vai ser decisivo. É já esta segunda-feira que sai o episódio final da quinta temporada de Walking Dead e a expectativa está ao rubro. Com uma duração de 90 min, espero um final de temporada que me deixe de água no bico e doido pela sexta temporada.

Para quem não segue o Walking Dead, sugiro que gravem/saquem/comprem os DVD/Blu-ray e façam uma maratona durante o fim-de-semana. Não se vão arrepender.
A todos os que seguem a série, recomendo que não percam na FOX, ás 22.15, próxima segunda-feira, um episódio que muito provavelmente, será um episódio para recordar.
Se for como o primeiro episódio da temporada, fechará de certeza, em chave de ouro.

Bom, despeço-me agora com um grande abraço, e até ao meu próximo post! Fiquem com a linkagem do post.



Lê também

12 comentários

  1. O meu namorado é doido por essa série, já eu nem tanto eheh

    ResponderEliminar
  2. Acreditas que nunca vi essa série e estou sempre a ouvir falar dela??

    ResponderEliminar
  3. r: Por acaso também já não ouvia esta música à imenso tempo! Foi bom recordá-la :)

    ResponderEliminar
  4. Esta serie nunca me puxou para ver, vi uma vez uns 20 minutos de um episodio na FOX, e não me identifiquei muito com ela.

    ResponderEliminar
  5. Não conhecia essa serie , mas fiquei curiosa .... bom fim de semana :)

    ResponderEliminar
  6. Gosto da série. Tenho que ver o próximo episódio :P

    Women's Stuff

    ResponderEliminar
  7. Toda a gente fala da série mas nunca tive a oportunidade de acompanhar como deve ser! Tenho mesmo que o fazer!

    Bjxxx

    ResponderEliminar
  8. Está série está fantástica :)
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Eu gosto imenso da série WD, apesar de preferir de longe a BD que me parece uns furos acima a nível de qualidade. Foi engraçado ver aqui uma retrospectiva desta última temporada, os episódios que mais gostei de ver estão nos extremos, ou seja, o primeiro e o último. Acho que por vezes eles arrastam demasiado, talvez esta seja uma série para ter menos episódios por temporada para condensar tudo melhor...

    http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  10. tanta gente que já me tentou converter para acompanhar walking dead xD vamos ver se foi desta, vamos ver xD

    ResponderEliminar
  11. Abandoneu Walking Dead algures durante a segunda temporada.

    ResponderEliminar
  12. Olá Gui :) acho que é a primeira vez que estou a comentar num post teu mas não podia deixar passar um post sobre esta série!
    Está finalmente a tomar rumo na minha opinião... andou ali uns episódio muito a "encher chouriços" mas acho que breve irá ser interessante.

    Olha vim visitar o vosso blog não só por ser dos meus preferidos e habituais mas hoje especialmente porque quero dizer-vos que vos nomeei para a TAG That's True?
    Para verem o que é e as regras visita http://borboletasnolhar.blogspot.pt/2015/04/voltei-com-uma-tag-e-desta-vez-e-tag.html
    Espero muito que respondam e caso respondam deixem-me comentário com a tua TAG, sim?

    Kiss Kiss | http://borboletasnolhar.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Obrigada pelo teu comentário!