Porque é o Gui quem está comigo?

14:00


Quando nos perguntam porque é que gostamos de alguém, o normal é não sabermos responder. Não se sabe porque é que se gosta, gosta-se simplesmente. Eu não sei porque é que gosto do Gui, nem porque é que comecei a gostar. Os motivos são os normais: achava-o bonito, ele era simpático e atencioso, tratava-me bem, éramos amigos...mas nenhum desses motivos é, isoladamente, suficiente para se amar alguém da forma que eu o amo. Portanto respondo apenas que não sei, gosto porque gosto, porque é ele e porque tinha que ser assim.
No entanto, se alguém alterar ligeiramente a pergunta e me questionar acerca dos motivos que me levam a estar com ele até hoje, isso eu sei bem dizer. Há muitos motivos. O Gui está comigo porque eu quero estar com ele, mas sobretudo por mérito próprio. Está comigo porque merece estar, e é precisamente por merecer que tem de mim o melhor que posso ser e que alguma vez fui.
Então porque é que é o Gui quem está comigo, e não A, B ou C?

Isto é muito, muito, muito verdade. O Gui é sem dúvida alguma o meu melhor amigo. É uma pessoa que, se não fosse namorado, estaria na mesma no meu círculo de amizades porque me identifico bastante com ele. É o tipo de pessoa que adoro: simpático, compreensivo, bom ouvinte, empático, sempre pronto a ajudar, e além disso não tem maldade. Há poucas pessoas como ele, e é pena, porque o mundo seria sem dúvida muito melhor.

Se eu suspiro, lá vem ele perguntar se está tudo bem. Se eu espirro, ele não consegue não dizer "Saúde!". Se me doem as pernas, lá vem uma massagem. Se tive um mau dia, prepara-me um banho com espuma. Se estou com fome, vai fazer-me um hambúrguer. E a lista de coisas que ele faz por mim é interminável. Preocupa-se genuinamente, e chega até a ser engraçado, porque passa a vida a ligar-me para saber se já cheguei, se preciso de dinheiro, se é necessário que me vá buscar, etc, etc, etc. Às mãos dele nunca fico desamparada, porque não há melhor guarda-costas.

O Gui respeita toda a gente, para ser a verdade, e até consegue pôr-se no lugar de pessoas que já o trataram muito mal e ser cordial com elas. Isso é admirável, porque hoje em dia ninguém é assim e parece que todos se tentam lixar uns aos outros sem razão aparente.
Como namorado, também tem os seus defeitos, mas não me respeitar não é um deles. Respeita o meu espaço, as minhas necessidades, o meu estado de espírito, e sabe que recebe o mesmo respeito de volta. Entre nós não há segredos, porque mesmo as coisas menos boas são partilhadas, e ponho as minhas mãos no fogo por ele. São raras as pessoas que se podem gabar do mesmo.

Não me posso queixar de falta de ajuda. Embora reconheça (e ele também!) que tenho um namorado um bocadinho preguiçoso e desarrumado, a verdade é que se eu precisar de qualquer coisa, lá está ele. Quando tenho exames ou preciso de trabalhar cedo no dia seguinte, é certo e sabido que ele me manda descansar e vai arrumar a cozinha ou a sala. Juro, sem eu sequer pedir. E sempre que preciso de conversar, de uma opinião, de uma luz, lá estão as palavras dele para mim.

De vez em quando, preciso de apoio. Todos precisamos, não é? Seja uma luz verde para tomar uma atitude, seja uma mudança que preciso de fazer, seja um pequeno desabafo, seja o que for. E ele está lá. Sempre.

Nós não discutimos muito. Porquê? Porque tentamos sempre compreender-nos mutuamente antes das acusações e dedos apontados. Eu explico o meu ponto, ele explica o dele. Às vezes podemos desentender-nos, mas são raras as vezes em que não acabamos a dizer "Está bem, eu percebo o teu ponto".

Sempre que passa por mim, o Gui dá-me um beijinho. Às vezes tenho que andar a "fugir" dele pela casa, porque me abraça o tempo todo. Não vai dormir sem me dar um beijo de boa noite e dorme a noite toda agarrado a mim, mesmo que estejamos chateados por qualquer coisa. Trata-me sempre por nomes carinhosos, diz que me ama todos os dias, elogia-me e dá-me força para enfrentar os obstáculos que me aparecem no caminho. É tudo de bom!

A verdade é que queremos as mesmas coisas, pensamos da mesma maneira, temos os mesmos objectivos. Cada um tem o seu "eu", as suas coisas, mas no geral somos muito parecidos e combinamos precisamente por querermos levar a nossa relação da mesma maneira. É um dos grandes motivos pelos quais tudo funciona.

Não há nada melhor que ter o Gui à minha espera depois de um dia menos bom, ou de alguma coisa ter corrido mal. Não há abraço como aquele, carinho como aquele, miminho como aquele. E não o trocava por nada nesta vida.

É muito importante que se sinta pela outra pessoa o mesmo que ela sente por nós, e vice-versa. Eu e o Gui amamo-nos na mesma medida. Nenhum dos dois está na mó de baixo. Ele "controla" mais alguns aspectos da nossa relação, eu controlo outros. Pedimos sempre a opinião um ao outro antes de qualquer decisão, nem que seja o sabor da pizza que vamos encomendar. Eu olho para ele e vejo tudo o que algum dia desejei, mas também sei que, se pudesse ver-me com os olhos dele, seria também assim que me veria. É isso que nos une tanto. Ele é o meu tudo, e eu sou o tudo dele.

Lê também

7 comentários

  1. Que lindo querida. Que sejam sempre assim, amigos e cúmplices.

    ResponderEliminar
  2. Aqui está uma declaração de amor fabulosa, dá para ver que a vossa relação é muito bonita :)

    http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  3. É só amor, e ainda bem, vocês merecem :)
    Já viste o que seria um Mundo cheio de Guis ? xD

    ResponderEliminar
  4. Ainda bem que assim é :)
    Fazem um casal LINDO :)
    Um beijinho*

    ResponderEliminar
  5. Acho que todos sabem responder a essa questão mas muitas vezes as pessoas não se sentem confortáveis por expor tão abertamente os sentimentos. Claro existe sempre quem gosto de trastes mas isso é outra coisa =P

    ResponderEliminar

Obrigada pelo teu comentário!