Polícias, Crimes e Criminosos | Review

12:00


Há já algum tempo, recebi de presente um livro que desde cedo me despertou a curiosidade, intitulado Polícias, Crimes e Criminosos. Foi-me enviado pela Chiado Editora, no âmbito da nossa parceria e, mais uma vez, não tenho razão de queixa, quer do envio, quer da disponibilidade deles. A Chiado Editora foi uma das melhores parcerias que fechei e tem cumprido a sua parte na perfeição! Estou mais que satisfeita e sei que, para além de atenciosos, são também fiáveis para quem quiser fazer encomendas pelo site.

Demorei algum tempo a ler o livro, não por ser enfadonho, mas por falta de tempo. Convenhamos que ele também é grande. No entanto, desengane-se quem pensa que o tamanho significa um livro chato ou pouco interessante. Lê-se muito facilmente, não só por ser engraçado, como pela escrita em linguagem corrente, que utilizamos no dia-a-dia. Houve momentos em que dei por mim a rir sozinha ou a sentir-me próxima do autor, mesmo sabendo que ele nem tão pouco me conhece. Isto porque parece que estamos sentados com ele num café a ouvir as suas histórias.

O autor, Samuel Antunes Teixeira, é um antigo inspector da secção de homicídios da PJ que decidiu reunir algumas das suas memórias dos anos que passou em serviço e imortalizá-las num livro. Assim nasceu o Polícias, Crimes e Criminosos.

(cliquem nas imagens para verem em ponto maior)

Quando disse que o livro me fez rir, não foi por ser propriamente uma comédia. Na verdade, as histórias relatadas pelo autor são muito sérias e deixaram-me a pensar que, na verdade, o ser humano é capaz das maiores atrocidades, por vezes por motivos muito, muito insignificantes. Às vezes até sem motivo. Mas a forma como os acontecimentos são relatados e os criminosos descritos tem uma pitada fantástica de humor, que nos faz olhar para eles como se fossem a coisa mais ridícula à face da Terra. E na verdade até são.

Para quem gosta de mistérios, policiais e até questões relacionadas com o comportamento humano, é um livro fantástico. Já o terminei e emprestei-o à minha mãe, que está igualmente a adorar, e provavelmente vai ser lido pelo meu pai e pelo Gui logo a seguir. Isto é o quão fantástico e sensacional é o Polícias, Crimes e Criminosos. Se o encontrarem nas bancas, não deixem de o levar para casa porque, acreditem, vão passar excelentes serões de leitura!




Lê também

2 comentários

Obrigada pelo teu comentário!