10 Jogos de Vídeo para jogarem juntos (1ª parte)

14:00


Hola, chicos!

Como primeira entrada no blog (e depois de muitas horas a ser massacrado pela Joanita), decidi aliar-me à lamechice usual deste blog e criar uma lista dividida em duas partes com os 10 melhores jogos para partilharem com a vossa cara-metade. Sejam rapazes ou raparigas, estes títulos decerto que serão do agrado de ambos (são 10 jogos, as chances são que pelo menos um será do vosso agrado :P). Estes são os primeiros cinco títulos. Cá vos espero na próxima terça-feira para os restantes, e fico à espera da vossa opinião. Até porque se ninguém comentar, a Joana castra-me (por favor, não deixem que ela me faça mal. Ela é pequena, mas é perigosa).
Portanto sem mais demoras, 'bora lá:

1 - Disney Infinity

Sendo uma das entradas mais recentes nesta lista, o Disney Infinity tem tudo o que se espera de um jogo familiar: Controlos simples, jogabilidade cativante, personagens que todos adoram e uma infinidade (see what I did there?) de conteúdo jogável, na forma de níveis criados pelos jogadores.
Para quem não conhece, DI é um jogo sandbox (google it) na terceira pessoa em que os jogadores usam figuras reais (isto é, pequenas estatuetas que podem comprar em lojas como a Fnac, Game, etc), que, quando colocadas numa base, são imediatamente transferidas para o jogo, permitindo ao jogador uma experiência única e adequada ao gosto de cada um. 
Por exemplo: gostam dos Incredibles? Então talvez queiram usar o Sr. Incrível, o Flecha ou o Síndrome. As raparigas talvez prefiram franchises como o Frozen ou o Brave, portanto podem usar a Elsa, a Anna ou a Merida. Mas não é só! O DI goza de uma enorme quantidade de personagens jogáveis de todos os tipos de filmes da Disney. Então, não é difícil perceber o porquê de ser uma das franchises recentes com maior sucesso. Apoiando-se nas inúmeras franquias que a Disney tem à sua disposição, o encanto deste jogo já levou muito boa gente a puxar os cordões à bolsa para adquirir as dezenas de figuras disponíveis.
Com a sequela ao virar da esquina (é já dia 18 de Setembro) e com uma grande ênfase no Universo Marvel, é fácil perceber que a Disney está a tentar cativar todo o tipo de jogadores, desde os mais novos aos mais experientes e até aos casuais. Em breve falaremos mais sobre esta franquia (talvez numa crítica ao jogo, se tudo correr bem ;D) mas por agora, se procuram um jogo para partilhar com a vossa cara-metade, o Infinity é de certo algo a considerar.

2 - Mario Kart

Um dos melhores jogos adequados para festas, o Mario Kart é um clássico entre clássicos. Reunindo um elenco verdadeiramente estelar, desde Mario até Donkey Kong, o MK é daquelas franchises que todos se lembram de ter jogado numa altura ou outra da sua vida. Seja durante a infância com os primos/amigos, ou nalguma festa, este é definitivamente um jogo merecedor do vosso tempo. Felizmente (ou infelizmente, caso não tenham possibilidade de experimentar todos), especificar um jogo nesta franchise seria impossível, pelo simples facto de que todos têm os seus pontos altos e baixos. No entanto, e como é a mais recente entrada na série, aconselharia o Mario Kart 8. Considerado por muitos o melhor da série até agora, goza de um grafismo excelente e de mecânicas de jogo refinadas e totalmente viciantes (já alguma vez sonharam em fazer corridas em gravidade zero?). Para os pombinhos que queiram momentos de adrenalina e risadas, aqui fica a sugestão.

3 - Little Big Planet


Outro jogo na mesma veia de Disney Infinity, que no entanto já conta mais alguns aninhos, LBP é um daqueles jogos clássicos pela simplicidade com que nos é apresentado. Para quem não conhece, o jogo é protagonizado por uma personagem totalmente customizável chamada "Sackboy" (ou "Sackgirl" se pertencerem ao sexo feminino) e as aventuras decorrem num mundo onírico, ou seja, no mundo dos sonhos.
O jogo passa-se numa perspectiva 2.5D, o que significa que embora não seja propriamente um jogo 2D, ainda mantém uma perspectiva lateral, em que o objectivo é deslocarmo-nos da esquerda para a direita, atravessando obstáculos e plataformas,  bem como completando puzzles de forma a terminarmos os níveis. Até agora parece ser um jogo bem simples, mas o que o torna único é a capacidade de criar níveis e depois partilhá-los online com o resto do mundo (à semelhança do Infinity). Desde o lançamento do primeiro jogo em Outubro de 2008 até agora, 3 jogos depois, a comunidade de jogadores já criou mais de 8 milhões de níveis que podem ser jogados online, sem qualquer custo adicional. Para aqueles rapazes que têm dificuldade em colocar um comando nas mãos da namorada, este pode ser um óptimo ponto de partida.

4 - L.A. Noire


Ok, agora começamos a enveredar por territórios mais adultos. O L.A. Noire foi um dos melhores jogos de 2011 e uma das melhores experiências videojogáveis de sempre. A história do jogo, um thriller neo-noir de mundo aberto (no mesmo estilo da série Grand Theft Auto) situado nos anos 40 em que o protagonista Cole Phelps, um veterano da Segunda Guerra Mundial e polícia em ascensão tem de resolver crimes de forma a progredir na carreira e desvendar uma conspiração chocante durante uma época em que a corrupção e o degredo proliferavam por toda a cidade. Durante o jogo, encontrarão personagens verdadeiramente memoráveis e bem representadas. Isto deve-se, em grande parte, à tecnologia de recriação de rostos usada para representar as diferentes emoções de cada actor e actriz. Aliás, esta tecnologia é essencial à mecânica de jogo, pois irão ter de analisar e decifrar quando os suspeitos estão a mentir ou omitir provas que podem ser essenciais para desvendar crimes. Claro está, toda esta tecnologia seria obsoleta se os actores não fizessem justiça às personagens, sendo que o elenco é composto na maioria por actores muito conhecidos de séries como Madmen ou Fringe. Destaque para Aaron Staton (Madmen) e John Noble (Fringe) com as melhores performances do jogo, na minha opinião. 
O verdadeiro elemento cativante deste jogo para o casal, não é propriamente a capacidade de jogar cooperativamente, mas sim o seu enredo negro e maduro. Homens, se as vossas meninas gostarem de boas histórias, repletas de mistério e intriga (para não falar de acção frenética, com dezenas de perseguições e tiroteios ao longo do jogo), então o L.A. Noire é certamente o que procuram para as colar ao ecrã convosco.

5 - Alan Wake


Outro titulo extremamente válido da vossa atenção, é o Alan Wake. Apresentado como um jogo de acção na terceira pessoa, Alan Wake goza de um estilo inovador de storytelling, na medida em que o enredo nos é mostrado como se de uma série se tratasse. No início de cada nível, existe mesmo um pequeno excerto de "Anteriormente em Alan Wake...", que certamente já se habituaram a ver nas vossas séries favoritas. Como o L.A Noire, este jogo não se encontra nesta lista pela multijogabilidade, mas sim pela história. E deixem que seja sincero: a história é incrível! Se conhecem e gostam das histórias de Stephen King, então este jogo irá agradar-vos imenso. Aliás, a semelhança da trama com o estilo narrativo do autor é tão grande, que é normal confundir a autoria da história com um dos livros do Sr. King.
A história fala-nos de Alan Wake, um escritor em tempos popular e bem sucedido, e actualmente desempregado e a sofrer de bloqueio criativo. A sua esposa decide então agendar umas férias num pequeno lago no meio das enormes florestas do noroeste americano e...é então que as coisas começam a correr mesmo, mesmo mal. Seria uma péssima atitude da minha parte contar-vos mais acerca do enredo do jogo mas basta dizer que é bom, excelente aliás. O final não é propriamente inesperado, especialmente se conhecem as histórias de Stephen King. No entanto, isso não significa que seja mau, antes pelo contrário. Para além do jogo, existe também uma mini-série chamada Bright Falls (que eu vou impingir à Joanita :P) que nos dá a conhecer alguns eventos que decorrem pouco tempo antes do jogo começar. Também foi lançado um livro que conta a história do jogo do ponto de vista de Clay Steward, um indíviduo que aparece nos momentos iniciais do jogo e tem pesadelos recorrentes com o protagonista. E se gostarem deste jogo e tiverem fome de mais, experimentem Alan Wake's American Nightmare. Este jogo serve mais como um epílogo do enredo original, e tem um estilo mais pulp, mais orientado para a acção que o anterior (podemos comparar o primeiro Alan Wake a Stephen King, e o American Nightmare a Quentin Tarantino). Rapazes, fica o conselho: Agarrem na vossa querida, ponham o jogo a correr, agarrem nas pipocas e desliguem as luzes. Quando ela saltar para cima do vosso colo com os sustos, não precisam de me agradecer.




Lê também

21 comentários

  1. Gui, o jogo do Mario há para a PS4?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente não Catarina :/
      O Mario e as restantes personagens são propriedade da Nintendo e só aparecem nas suas consolas (Wii/Wii-U, Nintendo DS, etc...)

      Eliminar
  2. No meu caso é ao contrário, o meu namorado não gosta de playstation e eu ando sempre a jogar, mas às vezes é no pc ! Se calhar utilizo as tuas sugestões porque algumas parecem fixes !!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahhh, não estava a espera disso xD Experimenta, propõe-lhe alguns destes jogos e depois diz se resultou ou não :P

      Eliminar
  3. r: Sabes o que é pior no 14? xD O meu pai contava a toda a gente ahahahahah
    Tchiii até o do teu namorado sabes? xD Eu fico me pelo meu ahah

    ResponderEliminar
  4. 1º ponto - Eu não te massacrei. Não assim tanto! Tu até gostas de me ouvir falar, fazes de propósito, confessa.

    2º ponto - Este blog só é lamechas desde que você apareceu, portanto a culpa é sua.

    3º ponto - Achas que eu te castrava? Claro que não, isso prejudicava-me, pelamordedeus.

    4º ponto - Livra-te de ser uma das pessoas que são muito boa gente e que já abriram os cordões à bolsa para adquirir dezenas de personagens do Infinity.

    5º ponto - Aceito jogar Mario Kart!

    6º ponto - Little Big Planet é um óptimo ponto de partida. Tu que o digas.

    7º ponto - Quero o LA Noire. Já disse mil vezes.

    8º ponto - Tens muita piada com essa do colo. Sabes muito.

    9º ponto - És lindo, amo-te.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 1º - Pronto amor, não massacraste...muito...

      2º - Ahhhhhh, that's a filthy lie ! O blog já era muito lamechas antes de o Gi aparecer

      3º - Por vezes, tenho receio... :P

      4º - Claro que não amor, nem todas as personagens da Disney me interessam...Por outro lado, as da Marvel... :)

      5º - Então arranja uma Wii U ! :D

      6º - Yep, por isso é que o coloquei na lista !

      7º - Está em desconto na Steam, "protanto"... :P

      8º - Não é só com a do colo, amor. I'm funny as hell, period.

      9º - Tu também canita, me too :D

      Eliminar
  5. Adorei ^^ Tenho cá por casa um "viciado" em jogos e já é tempo de fazer-lhe alguma companhia nestas andanças :)
    Obrigada pelas dicas! :D

    ResponderEliminar
  6. Gostei das sugestões. Eu e o meu namorado costumamos jogar o do Mário e o Sonic nos jogos olímpicos (ou algo parecido) na Wii. Fartamo-nos de rir.

    ResponderEliminar
  7. Joana gostei das sugestões, o meu sobrinho vai adorar Joana beijos.
    Blog /Fan Page / Twitter /

    ResponderEliminar
  8. Por acaso o LA Noire é um dos jogos que gostava de jogar mas.... não corre no meu computador, fica para mais tarde :)
    Um jogo que posso recomendar é o Mafia 2, um dos melhores titulos da Rockstar na minha opinião.
    Fico à espera da 2ª parte do post :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É muito fixe, quando tiveres oportunidade joga-o :)

      O Mafia 2, já joguei e gostei...a única coisa que não gostei é de teres que atestar os carros com gasolina xD É já terça-feira que sai a próxima parte !

      Eliminar
    2. Naquela altura ainda não havia carros híbridos :P
      Por acaso não sabia essa parte, e mais passei o jogo xD

      Eliminar
  9. r: não.. os professores não notam pq eles ficam sentados nas secretarias deles xD

    ResponderEliminar
  10. Bem, tenho a dizer que todos me agradaram :D

    ResponderEliminar
  11. R: chama-se little big adventure! vai experimenta

    ResponderEliminar

Obrigada pelo teu comentário!