Proibições para quem tem um blog

14:23


Quer queiramos, quer não, existem diversos factores que influenciam um leitor no momento de escolher tornar-se assíduo de um blog (ou não!). São factores relacionados com o layout, a ortografia, os temas, as cores, e um sem-fim de coisas que, por muito pequenas que sejam, podem fazer a diferença a nível positivo ou negativo.
Reuni um conjunto de dicas para vos dar acerca do que uma blogger não deve fazer (ou um blogger, caso tenham uma pilinha).

1) Substituir o cursor por um ícone
Lembram-se daquelas coisas que costumávamos fazer na época do Hi5, que consistiam em encher o nosso perfil de códigos por forma a ter uma data de adereços que, na época, eram considerados fixes? Pois bem, já não são. E nesse conjunto de adereços estão incluídos os ícones nos cursores, sejam eles em forma de flor, uma seta que espalha corações pela página, entre outros.

2) Objectos visuais demasiado confusos
Embora a Blogger ofereça inúmeras funcionalidades, não é preciso encher as barras laterais com tudo o que há nas aplicações. Devemos seleccionar apenas o que for relevante para o blog e, já agora, optar por um layout simples que carregue facilmente. Nada mais massacrante que uma pessoa querer ler um blog e ele demorar cinco minutos a carregar por causa da quantidade de lixo que tem.

3) Verificação de letras nos comentários
Embora isto seja opção de cada um, eu raramente me dou ao trabalho de comentar um blog que use verificação de palavras para "provar que não sou um robô". Dá trabalho e faz-nos perder o interesse em comentar.

4) Ignorar os leitores
Se há coisa que me faz parar imediatamente de seguir um blog é quando a blogger pura e simplesmente não responde aos comentários. Há quem responda no próprio blog, há quem responda no blog da outra pessoa (opção que decidi começar a tomar, dado que assim a interacção é muito maior), mas há quem não responda de todo! Isso é a pior das ingratidões, já que, se um blog tem visitantes e seguidores, é em grande parte graças a quem lê e comenta! Por isso mesmo, só fica bem a uma blogger dar esse valor a quem a segue e ser grata por isso. Nada melhor que manifestar essa gratidão retribuindo um comentário.

5) Escrever como se estivéssemos no Hi5
E volta o assunto do Hi5 porque (e contra mim mesma falo) foi o degredo dos degredos. Nada fará uma pessoa ler um blog quando a blogger "~ exkreve assim ~ ! ^^ ". Trabalhar na ortografia é uma excelente aposta para quem quer ter um blog de qualidade.

6) Deixar o blog ao abandono
Todos temos momentos de pouca inspiração, mas não custa nada programar os posts para o resto da semana. Basta fazer alguma pesquisa acerca de temas actuais e ir anotando algumas pequenas ideias de posts, de modo a manter os leitores interessados. Quem é que quer ler um blog cujo autor passa 3 semanas sem dizer sequer um "olá"?

7) Começar um blog apenas porque está na moda, para conseguir coisas grátis ou receber dinheiro com anúncios
Queridas, se o vosso blog existe por algum destes motivos, saibam desde já que ninguém vai lê-lo e que mais cedo ou mais tarde, o blog vai ser encerrado por vocês mesmas. Porquê? Porque para manter um blog é preciso gostar dele, vê-lo como uma parte da nossa vida, um cantinho nosso. Criei o Caderno de Pensamentos em 2009, ainda mal tinha 16 anos e fiquei felicíssima quando atingi os 10 leitores. Raramente escrevia sobre outra coisa a não ser a minha vida, mas depois percebi que podia partilhar mais com os meus leitores além dos meus amores e desamores normais de adolescente. Percebi que a minha paixão pela escrita podia ir além disso e que, com o blog, descobriria coisas novas.
É verdade que agora o levo mais a sério, mais como um segundo emprego, já tenho parcerias, já tenho projectos. Mas isso só aconteceu porque não me encostei à sombra da bananeira nem me virei para uma empresa a dizer "olhem, mandem-me cenas grátis para eu fazer reviews!". Não, pesquisei, trabalhei, construí (e vou construindo) o blog à minha maneira, fiz o meu Media Kit, aprendi um pouco acerca dos negócios entre bloggers e empresas...tudo requer empenho, não basta apenas colher os frutos!

Se querem que o vosso blog tenha sucesso, devem sobretudo gostar do que estão a fazer e trabalhar para ter um blog de aspecto e conteúdo profissional. Podemos fazer piadas e divertir-nos sem perder a seriedade no trabalho, e isto deve ser encarado como um hobbie-trabalho (metade de um, metade de outro).

Lê também

9 comentários

  1. 1 - Hi5, à quanto tempo xD
    2 - Simplicidade é bonito :)
    4 - Pessoas mal educadas, "fora e dentro" da internet
    5 - Xim ixo é mt feio xD
    6 - Um post novo por dia não sabe o bem que lhe fazia :P
    7 - Isso mesmo, não se pode ficar à espera, é preciso lutar e trabalhar :)

    ResponderEliminar

  2. concordo. Mas a essa lista acrescento a música :)

    ResponderEliminar
  3. Obrigada pelas dicas. São muito úteis para quem está a começar :) beijinho*

    ResponderEliminar
  4. Também já tinha pensado fazer uma publicação deste género, concordo com tudo! :)

    ResponderEliminar
  5. ADOREI, aplaudindo \o! Todos os bloggers deviam ler isto, for real, ou pelo menos aqueles que fazem tudo mal ahah
    Confesso que assustei-me quando vi o titulo do teu post porque tenho um post parecido pronto a publicar daqui a uns dias, mas depois de ler tudo, conclui que nem é parecido xD
    Beijo!

    ResponderEliminar
  6. Apoio todos os itens kkkk, é bem assim, essas coisas quem tem blog não pode fazer de jeito nenhum. Beijos amor.

    www.detalhesamor.blogspot.com

    ResponderEliminar
  7. Gostei mesmo muito deste post e achei muito útil! Acho que no que toca ao design, há pessoas que colocam tantas coisas que acaba por ser too much. E felizmente nunca vi nenhuma blogger a escrever como se estivesse no hi5, acho que me dava uma coisinha má se visse ahaha :)

    ResponderEliminar
  8. Super verdade, eu cá não gosto nada da verificação de letras nos comentários, perde a piada, e tudo o resto é um bocado chato :/ Post muito util para todos os bloggers :)

    ResponderEliminar
  9. Uso dizer que aprender é uma arte na qual nós sempre havemos de transmitir algo novo e inovador aos novos seguimentos, não importa em qual seja sempre haverá uma expansao e áreas novas na qual desejamos atuar, ou iremos atuar..... Deixo-te assim linda um bj acalorado nas entrelinhas do seu coraçãozinho.....te espero no meu cantinho se cuida... já estou a te seguir

    ResponderEliminar

Obrigada pelo teu comentário!