Organizar o guarda-roupa de forma inteligente

12:30


Agora que estamos a entrar no final de Agosto (felizmente para mim, que vou de férias em Setembro), a nova época aproxima-se cada vez mais. Assim sendo, estamos quase naquela altura do ano em que o guarda-roupa deve ser actualizado de acordo com a estação actual.

Claro que é sempre uma tarefa chata, que implica tirar tudo e reorganizar o que há lá dentro. Bom, e será mesmo necessária? Sim, é. Ter um armário organizado é uma forma de termos a nossa vida também mais organizada, porque facilita imenso o trabalho de escolher a roupa ou saber onde andam aquelas meias fofas para andar por casa.
Como sou uma fofa (como as meias), decidi reunir algumas dicas para vos dar.

PRIMEIROS PASSOS


Primeiro que tudo, certifica-te que tens o quarto minimamente arrumado. Porquê? Porque vais precisar de organizar a roupa em cima da tua cama ou da tua secretária nos típicos "montinhos" antes de a guardares correctamente no armário. Para isso convém teres espaço livre e a cama feita.

EXPERIMENTA A ROUPA QUE TENS


Muitas vezes ficamos com roupa que já não nos serve ou nem nos fica assim tão bem por mera acomodação. Antes de guardares a roupa de volta no armário, experimenta-a e vê-te ao espelho para decidires se vale ou não a pena mantê-la.
Caso decidas não ficar com algumas peças que já não usas, com que não gostas de te ver ou que não te servem, tens várias opções:
  1. Costumizá-las. Hoje em dia, o que não falta pela internet são tutoriais sobre como dar uma nova vida às nossas roupas antigas. Procura algumas ideias e inspira-te.
  2. Doá-las. Podes deixá-las na igreja, doá-las a uma instituição ou dá-las a alguém que conheças.
  3. Fazer troca com as tuas amigas. Uma ideia engraçada e útil é quando um grupo de amigas junta a roupa que já não usa e combina um encontro para fazer trocas. Dá a ideia a algumas amigas tuas, juntem-se para jantar ou lanchar e aproveitem para renovar o guarda-roupa sem gastar dinheiro!
  4. Vendê-las. Podes sempre criar uma lojinha online onde vender as tuas coisas. No Google existem imensas opções, como a Facestore, o Olx ou o Webnode.
ORGANIZA-TE


O primeiro passo, como já disse, é tirar tudo o que tens dentro do armário. Podes pôr a roupa em cima da cama, na secretária ou em cima do tapete. Selecciona imediatamente o que já não vais usar nesta estação (incluindo sapatos, bolsas, roupa, bijuteria, etc) e põe de lado. Deves guardar tudo isso em malas ou sacos de roupa grandes. Aquilo que já não usas deve também sair de cena.
Quando já tiveres tudo o que vais usar esta temporada (sê realista nisso!), agrupa a roupa por tipo (camisolas, calças, saias, etc). Não faças pilhas muito altas, caso contrário irás acabar por amassar a roupa e será muito mais difícil encontrá-la.

USA E ABUSA DOS CABIDES


Se puderem ser todos iguais, melhor. Isso facilita a organização. Para casais, um dos truques para quem tem armários conjuntos (como é o caso aqui no estaminé) é escolher uma cor de cabides para ela e outra para ele. Ou então, comprem um rolo de fita rosa e outro azul, por exemplo, e atem uma fita em cada cabide para saberem que parte é de quem.
Aproveita os cabides que tens e não mistures a roupa. Deixa camisas com camisas, saias com saias, calças com calças e por aí além. Caso contrário, vai ficar tudo uma confusão.

O CALÇADO TAMBÉM SE ORGANIZA


Normalmente, esta é a parte que deixamos mais ao desleixe porque nunca sabemos ao certo onde os guardar. Acabam por ir ficando nalgum lado. No entanto, o armário pode também ser um bom sítio para guardar os sapatos.
Aproveitando a dica da roupa, devemos começar por pôr de parte o calçado que não é da época actual (não faz sentido ter sandálias abertas à mão durante um Inverno cerrado!). Guarda-os com uma folha de jornal amachucada lá dentro para que mantenham a sua forma, e põe-nos dentro de caixas. Podes utilizar a técnica de etiquetar as caixas para saberes o que tens dentro, por exemplo.

ARMÁRIO DECORADO É ARMÁRIO MAIS BONITO


Quem disse que precisas de ter o teu armário exactamente como ele veio? Podes decorá-lo de forma a ficar com um aspecto ainda mais apelativo (inclusivamente por dentro!). Usa e abusa de cabides bonitos, de preferência da mesma cor, e podes fazer o mesmo com caixinhas de arrumação. Além de deixarem tudo mais organizado, também fica mais bonito. Outra ideia é o papel contact que, quando usado para forrar, dá um novo ar aos móveis.



Lê também

8 comentários

  1. Tenho bastante roupa mas nunca faço essas mudanças porque tenho espaço para a roupa de todas as estações eheh

    ResponderEliminar
  2. Adorei as dicas e o meu armário está mesmo a precisar. Por vezes acabo por ficar com imensas peças que já não uso pelo valor sentimental mas é algo que estou a tentar alterar.

    ResponderEliminar
  3. R: Sou mesmo uma sortuda por ter tido uma avó assim =)

    ResponderEliminar
  4. Como diz no sketch dos Gato Fedorento, "Tudo organizadinho por cores" :P

    ResponderEliminar
  5. Dava-me jeito um armário para os sapatinhos :)

    ResponderEliminar
  6. Tenho mesmo de organizar o meu armário antes do final das férias!

    ResponderEliminar
  7. Bem precisava de fazer uma arrumação daquelas ao meu :/

    ResponderEliminar

Obrigada pelo teu comentário!