"É a vida", dizem

08:28


Ontem faleceu o único avô que me restava. O primeiro foi-se quando eu tinha 8 anos e agora, aos 21, perdi o segundo. Felizmente ainda tive uma última hipótese de vê-lo, e ele, por entre a sua mente confusa de quem já não conseguia recordar-se da família ou do que se passara há cinco minutos, lembrou-se de mim. Lembrou-se que eu era a neta dele, que era aquela que cantava, e a última vez que o vi foi muito divertida, ainda que tenha sido no Hospital. Ele disse muitas coisas engraçadas, fez-me rir, e o que magoa mais é que depois dessa visita achei mesmo que ainda ia voltar a vê-lo, que ele não estava assim tão mal. Mas piorou nesta última semana, e infelizmente estas doenças são como um relâmpago e levam as pessoas de repente. A bem dizer não sei porque é que estou a falar disto, mas precisava de escrever em qualquer lado, e não queria ser como as azeiteiras do Facebook que postam uma foto de infância a dizer ''Avô*'' com um texto enorme a dizer porras que servem apenas para ganharem likes e pessoas a comentar. E acho que as manifestações de tristeza e saudade devem ser genuínas, sem o objectivo de chamar a atenção e conseguir a pena dos outros. Então é isso. O meu avô faleceu, eu estou triste, a minha família está triste e daqui a pouco é o funeral. Só queria dizer qualquer coisa sobre isso, como se fosse algo que acalma a alma...mas não acalma, de todo..

Lê também

12 comentários

  1. *Fábio abraço Quadrada*

    ResponderEliminar
  2. minha querida não há nada que acalme a dor, apenas o tempo consegue atenuar a saudade que vai crescer...mas faz bem desabafar...*
    força! e sorri, era de certeza o que ele quereria!...

    ResponderEliminar
  3. O meu comentário também não servirá de muito consolo, mas não queria deixar passar a oportunidade de dizer que li o teu desabafo e que lamento profundamente a tua perda. Não me iria sentir bem se o tivesse lido e tivesse "passado à frente". Seria insensível da minha parte e estúpido. Enfim, era só para saberes.
    Beijinhos. Que apesar destes infortúnios (infelizmente, inevitáveis), que tudo te corra pelo melhor, tá bom? :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, é bom ler estas coisas em alturas difíceis como esta...Tudo de bom para ti, obrigada mais uma vez e um beijinho*

      Eliminar
  4. Sei que já estou um bocadinho atrasada mas não conseguiria passar aqui e não te deixar umas palavras de conforto. Lamento imenso a tua perda.
    Espero que estejas bem dentro do possível, tudo de bom para ti e um beijinho enorme. Mas mais do que isso um abraço apertado.
    Fica bem sim?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Vera...para estas coisas não há atrasos, infelizmente nunca nos esquecemos. Obrigada por teres passado por aqui e pelas tuas palavras...foram por certo um conforto :)
      Um beijinho e tudo de bom*

      Eliminar
  5. Oh, tenho imensa pena, Joana! Perdoa-me a minha falta de jeito, sou péssima a comportar-me nestas situações. Penso que um "lamento muito" é inútil. Portanto, aqui vai a minha mensagem de força! Também perdi a minha bisavó em Janeiro e a minha família ficou devastada, sei como te sentes neste momento. No entanto, ainda bem que o teu avô quis ser cremado e não tiveram que passar pelo enterro do caixão, porque essa é, realmente, uma cena muito pesada de se assistir.

    Beijinhos e, mais uma vez, muita força!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E quem raio tem jeito para estas coisas? Eu própria não sabia o que dizer às pessoas da minha família que se abraçavam a mim a chorar...pensei em dizer que ele não nos ia querer tristes, que está num lugar melhor, que pelo menos não está a sofrer...mas não consegui dizer nada porque tudo me parecia pouco para a situação em questão e não queria "brindá-los" com clichés do género...Enfim, se eu própria não sei o que dizer, fará o resto das pessoas...o que importa é que disseste qualquer coisa, passaste por aqui e deixaste as tuas palavras com o intuito de me confortar, e isso por si só já conforta :) Obrigada e lamento muito pela tua bisavó e pela situação pela qual passaste :/
      Um beijo grande e um abraço apertado*

      Eliminar

Obrigada pelo teu comentário!