Como ganhar um dinheirinho extra

14:14

Alguns de nós têm empregos a tempo inteiro, outros em part-time e outros nem sequer têm. Mas todos precisamos de dinheiro e, quanto mais crescemos e mais independência ganhamos, mais essa necessidade se aguça.

Mesmo para quem tem emprego, muitas vezes o dinheiro está todo contado (que é o meu caso, já que tenho propinas, contas e renda para pagar), pelo que a ideia de ganhar um dinheirito à parte é bastante apelativa. Esse dinheiro pode ser uma grande ajuda para pagar os estudos, as contas da casa, uma dívida que se tenha, ou mesmo para realizarmos algum projecto que tenhamos em mente (nem que seja o "Projecto Férias"!).
Reuni algumas ideias para quem quer investir na ideia de ganhar qualquer coisinha extra:




1 - Trabalhar como freelancer

Os trabalhos de freelance são cada vez mais uma opção, especialmente porque nos permitem realizar esses trabalhos em casa, e não é uma ideia nada mal pensada. Conheci o conceito através de uma amiga minha, a Beatriz do blog "Procrastinar Também É Viver", e depois de ela me contar acerca da experiência dela, decidi pesquisar no Google acerca de empresas que procurassem escritores frelancers. Encontrei uma da qual gostei e é onde tenho trabalhado desde então. No entanto, desengane-se quem pensa que trabalhar como freelancer é apenas para escrever. Não, há imensas categorias! E, dependendo do site em que se alojarem, podem oferecer os vossos serviços em várias áreas!
No meu caso, o rendimento não é muito porque a coisa funciona por níveis e eu ainda estou no primeiro. Como tal, estou a ganhar cerca de 2€ por cada artigo que escrevo, então não vai dar para me sustentar assim. No entanto, é com este dinheiro que costumo mandar vir coisas da internet, pelo que tudo depende do destino que lhe dão!


2 - Dar explicações

Se existir algum assunto ou matéria para o qual têm um jeito natural, porque não usar isso para ganhar algum dinheiro? Podem dar explicações de português, matemática ou o que quiserem, e haverá sempre alguém interessado em aderir a esse serviço.
As explicações são pagas à hora e é o explicador que define quanto cobra, mas para começar seria boa ideia cobrar um preço inferior ao que está no mercado. Depois basta anunciar na faculdade, na internet, nos cafés, onde houver possibilidade. Façam um cartãozinho simpático ou um flyer que informe que se dão explicações de tal matéria e o vosso contacto, e depois esperem que o dinheiro comece a entrar!


3 - Fazer nail art

O que vejo mais como opção de dinheirinho extra nas raparigas da minha idade é oferecerem serviços como decoradoras de unhas. Todas as mulheres gostam de ter umas unhas bem arranjadinhas e bonitas,  mas fica caro sustentar isso num salão todas as semanas ou mesmo todos os meses! Sendo assim, uma boa alternativa é recorrer a alguém que o faça em casa por um preço muito menor, e é nisso que podem apostar se tiverem jeito para a coisa.


4 - Vender bolinhos e doces

Para quem tem jeito para cozinhar ou decorar bolos, uma opção bastante viável é vendê-los. Muita gente recorre a estes serviços e cada vez mais se pedem bolos com massa pão, pelo que, se sabem como fazê-los, julgo que devem focar-se nisso. Quem diz bolos, diz doces, biscoitos, cupcakes, todas essas coisas a que a malta recorre.


5 - Vender roupa que já não usamos

Agora com estas coisas do OLX, páginas no Facebook and so on, fica muito fácil criar um espaço de vendas de artigos que já não usamos. Basta seleccioná-los, tirar algumas fotografias et voilá.




Como vêem, as opções são muitas e para isto também basta apenas utilizar um bocadinho a nossa imaginação. Em vez de ficarmos sentados a lamentar-nos por não termos verba para nada, é preferível pensar em formas criativas e rentáveis de ganhar alguma massa extra, sem precisarmos de nos meter em embrulhadas. Espero ter-vos inspirado!


Lê também

3 comentários

  1. Joana quais os sites para que escreves como freelancer? É que estava mesmo interessada nisso! Como funciona? Obrigado desde já

    ResponderEliminar
  2. Ótimas dicas, não sabia dessa do freelance! Achas que se pode trabalhar como freelancer tendo apenas 16 anos?

    ResponderEliminar
  3. obrigado minha querida.mas tu descontas sobre o que trabalhas? é que eles pedem o NIF...

    ResponderEliminar

Obrigada pelo teu comentário!