# Coisas que o trabalho mudou na minha vida de sostrice

14:30


Vocês bem sabem que eu sempre fui sostra, que é uma palavra que a minha amiga Mafalda me ensinou para designar pessoas preguiçosas cujo propósito de vida é dormir. Sempre me inseri nesse grupo, e a parte de detestar ter horários para tudo continua bem assente em mim, mas quando uma pessoa começa a trabalhar, começa também a ter outro tipo de obrigações e rotinas.
Por incrível que pareça, o que menos sinto falta é de dormir. Achei que, com a correria do trabalho e ter que me levantar cedo iria andar tipo zombie, mas na verdade o que me tem custado menos é acordar cedo. O que custa realmente é não aproveitar os meus dias, ter menos tempo para escrever no blog, estar menos horas com o Gui, não ter um bocadinho livre para ir à praia ou à piscina...por aí. A parte de dormir tornou-se um bocadinho secundária.

Bom, mas não comecei este post para falar sobre a minha necessidade de sono ou sequer sobre o meu trabalho. Na verdade, este post tem como propósito de existência dar-vos algumas dicas que eu passei a utilizar para evitarem chegar atrasados ou acordar à pressa. Não são muitas, mas fazem o seu efeito.

Uma das estupidezes que eu teimava em fazer antigamente era deixar o despertador tocar até ser mesmo quase hora de estar onde devia estar. Achava que em 10 minutos fazia tudo o que tinha para fazer, mas a verdade é que as coisas não são bem assim.
Mais vale programar o despertador conscientemente, calculando o tempo que vou querer de ronha, o tempo necessário para tomar banho e vestir-me, o tempo para comer e o tempo que vou demorar a chegar ao sítio onde tenho que estar.
E, garanto-vos, ainda não cheguei atrasada ao emprego uma única vez.

Para quem consegue escolher a roupa num instante, é um hábito desnecessário. Mas a verdade é que nos poupa imenso tempo. Se deixarmos a roupa escolhida e pronta na noite anterior, é tempo que economizamos, porque já não precisamos de andar pelas gavetas à procura daquela roupa que queríamos mesmo usar.

Vale para o mesmo. Se é necessário levar carteira, óculos de sol, computador, chaves de casa, telemóvel, o livro que temos que devolver à biblioteca, o chapéu que a amiga se esqueceu em nossa casa, o almoço, uma peça de fruta, e por aí além, então se calhar é uma atitude inteligente se simplesmente tirarmos uns minutos do dia anterior para preparar todas essas coisas que temos que levar.
Assim, não perdemos tempo de manhã e também não corremos o risco de nos esquecermos de alguma coisa, bem como poupa o stress de quando não encontramos as coisas e temos o tempo contado.

E pronto, é isto!
Não tem nada que saber nem custa muito, mas poupa o dissabor de acordar à pressa ou chegar atrasado a algum lugar ou situação importante.
Quem é amiga, quem é?

Lê também

5 comentários

  1. Estão aqui boas sugestões para uma pessoa ficar mais organizada. Fantástico post :)

    http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  2. Ótimas dicas, eu também sou super preguiçosa por isso programo o despertador para tocar 1 hora antes do que é suposto. Eu costumo organizar a roupa na noite anterior, mas no dia seguinte já não gosto da roupa que escolhi então perco mais 1 ano a escolher ahah, não tenho remédio ;\\
    Bjoo :D
    Diário de uma Africana

    ResponderEliminar
  3. Respondendo à tua pergunta, e Joana :P
    Por acaso já costumo deixar a roupa pronta para o dia seguinte. Nunca tive grandes problemas com horários, e claro, as coisas que tenho que levar para algum lado ficam todas juntas e à vista :)

    ResponderEliminar
  4. oh obrigada minha querida :d eu sou tão mas tão preguiçosa, que medo de comer a trabalhar asério

    ResponderEliminar
  5. Faço tudo o que está na lista! (:

    ResponderEliminar

Obrigada pelo teu comentário!