"E se as pessoas não gostarem de mim?" Well, fuck it!

13:23


A verdade nua e crua é que nunca vai haver uma situação em que toda a gente goste de nós. Aliás, na esmagadora maioria das vezes nem sequer vai haver um motivo lógico para não gostarem. Simplesmente não gostam.
Existem várias características numa pessoa que fazem com que os outros não gostem dela (e o pior é que grande parte dessas características até são boas, e é precisamente isso que os irrita). Ao longo da minha vida (que só dura há 22 anos, note-se), fui aprendendo várias lições relativamente a este assunto.
Existiram momentos e alturas em que tenho noção que o que fez A, B ou C não gostar de mim foram atitudes estúpidas que tive ou características irritantes que insistia em ter. Grande parte delas devido à idade que tinha na altura. Mas acreditem quando vos digo que, à vontade, 98% das vezes que uma pessoa ou um grupo de pessoas embirrou comigo, foi sem um motivo válido.
Assim como eu, de certeza que muitos de vocês também já passaram por isso. Aquela menina na escola primária que gozava connosco por gostarmos de não sei quem, os idiotas no básico que nos empurravam nos corredores por sermos magrinhos, o grupo de parvalhonas no secundário que nos apontavam o dedo por causa da nossa maneira de vestir. Durante o tempo de aulas isto acontece inúmeras vezes, e quando um adulto sabe isso tem sempre tendência a desculpar porque "são coisas de garotos".
Pois são. Mas e então quando chegamos à idade adulta, já na faculdade ou a trabalhar, e se passa exactamente a mesma coisa, vinda de pessoas com 25, 30, 50 anos? São coisas de quê? Porque, believe me, isto continua a acontecer! E, infelizmente, o facto de sermos simpáticos com os outros nem sempre leva a que sejam simpáticos connosco. Aliás, muita gente vê a simpatia como um sinal de fraqueza e, por causa disso, acham-nos inferiores a eles. Estou a falar bem a sério, isto acontece.

Mas agora vem a pergunta pertinente. "O que devo fazer?". Nada! A verdade é que, como disse no início, não vamos conseguir agradar a toda a gente. Muitos não vão gostar de nós por causa das nossas opiniões, da nossa roupa, do nosso sucesso, do nosso sinal no nariz, do nosso marido, ou até pelo simples facto de sermos bonitos ("don't hate me 'cause I'm beautiful", eheheh). E por muitos estúpidas que estas razões pareçam, elas existem. E por mais infantis que sejam, pessoas adultas também agem com base nisto.
Assim sendo, não tenham medo de ser vocês mesmos. Sei que isto parece uma frase feita, mas é a mais pura das verdades. Sempre tive medo de chatear os outros, mesmo quando se tratavam de pessoas que me chateavam e bem. Tive medo de dizer que não quando exigiam demasiado de mim ou me pediam coisas completamente descabidas. Tive medo de me impor perante alguém que me faltava constantemente ao respeito por medo de ofender essa pessoa (verídico). Tive medo de dizer "não concordo com isso" ao ouvir a coisa mais estapafúrdia da minha vida. Tive medo de chatear as outras pessoas por ser eu, por pensar como penso, e por me sentir ofendida. Inúmeras vezes.
No entanto, algumas experiências menos boas da minha vida, aliadas às pessoas mais escrotas que já tive o desprazer de conhecer, fizeram-me ter coragem para dizer N-Ã-O. Para não querer saber se gostam ou não de mim, desde que a minha consciência esteja tranquila com o que sou e com o que faço. Deixei de me preocupar se ofendo alguém, quando essa pessoa claramente não tem qualquer problema em ofender-me. Já não me interessa se alguém ficou a gaguejar depois de eu o confrontar com atitudes fela da pota que tiveram comigo. Porque haveria de ficar reticente com isso, se as pessoas é que têm a obrigação de pensar antes de agir, antes de serem maldosas, antes de serem um monte de esterco?

Então não se preocupem. Eles podem não gostar de vocês. Mas quem interessa gosta, e gosta muito. E é para essas pessoas que voltamos sempre no fim do dia! :)


Lê também

9 comentários

  1. Aqui está a mais pura das verdades!

    ResponderEliminar
  2. Também não me incomoda que não gostem de mim, mas as pessoas, uma grande mão cheia dela, acaba por gostar e nem eu sei porquê. Mas é isso, ninguém é obrigada a gostar de ninguém, eu cá também não gosto de todas as pessoas :P

    ResponderEliminar
  3. Não podia concordar mais! Só importa quem está, aqueles em quem sabemos que podemos confiar tudo e mais alguma coisa, aqueles que sabemos que não nos vao julgar por causa de alguma coisa. esses sao os importantes, os outros que brincam e utilizam uma pessoa só quando convem são uns insignificantes, e mesmo aqueles que nem sequer nos dao a oportunidade de nos conhecer são igualmente umas "belas" pessoas!

    ResponderEliminar
  4. Ora aí estar. Eu já aprendi a lixar-me para isso. Nunca vou agradar a toda a gente, como disseste.

    ResponderEliminar
  5. Eu por acaso nunca me importei assim muito com o facto das outras pessoas não gostarem de mim!

    ResponderEliminar
  6. quem gosta gosta, quem não gosta, gostasse! ;)

    ResponderEliminar
  7. Revejo me em cada palavra que aqui disseste.... É mesmo verdade!

    ResponderEliminar

Obrigada pelo teu comentário!